Notícia

Centenário Dr. Valadares

Centenário de Dr. Valadares

Severino Santa Cruz Valadares, Dr. Valadares, ou Dr. Biu – para os colegas mais próximos, foi médico radiologista na cidade de Caruaru.

Nasceu no dia 08 de março (sempre disse que se sentia lisonjeado por ter nascido no Dia Internacional da Mulher) de 1924. Este ano, comemoramos o seu Centenário. Filho de João Mariano Valadares e Inácia Santa Cruz Valadares, natural da cidade de São José do Egito, no sertão pernambucano. Veio morar em Caruaru ainda criança com sua mãe e irmãos para estudar no colégio do Professor Luiz Pessoa, posteriormente Colégio Santo Antônio.

Terminados os anos de estudo básico, entrou na Faculdade de Medicina do Recife, hoje Universidade Federal de Pernambuco. Morou na Casa do Estudante, sobrevivendo com muita dificuldade para terminar os estudos, já que advinha de uma família numerosa. Concluiu o curso médico em 1949, e foi nomeado para trabalhar em Serrita, alto sertão pernambucano, como médico generalista.

Depois de um ano, conseguiu transferência para Caruaru, onde trabalhou no Hospital Público São Sebastião, e casou-se com a caruaruense Eleusina Cursino Lima com quem teve duas filhas, Luisiane e Maria Carmem (médica radiologista).

Nessa época, não havia serviço de Radiologia em Caruaru e região – especialidade que almejava seguir. Aparecendo uma oportunidade, conseguiu licença do Hospital e foi fazer um curso de Radiologia na cidade do Rio de Janeiro, com o Dr. Nicola Caminha, no Hospital dos Servidores daquele Estado, onde ficou durante dois anos.

Terminado o curso, voltou para Caruaru e, mesmo continuando seu trabalho no Hospital São Sebastião, abriu sua primeira clínica de Radiologia – a primeira de todo o Agreste – localizada na Rua da Matriz.

Passados alguns anos, mudou-se para a Rua Vigário Freire/Expedicionário, no andar térreo onde funcionava o Banco do Povo.

Posteriormente, voltou para a Rua da Matriz, onde houve um incêndio na sua clínica que destruiu todos os equipamentos de Raio X.

Dr. Valadares não se deixou abater e importou novos e modernos equipamentos diretamente da antiga Tchecoslováquia e se instalou, em definitivo, na Av. Agamenon Magalhães, 718, onde trabalhou arduamente em prol de toda Caruaru e região até o dia 06 de outubro de 2011, quando a idade o venceu, aos 87 anos, vindo a falecer no dia 1º de dezembro daquele ano. Amava Caruaru, tendo adotado a cidade como sua, e sempre dedicou a todos os seus pacientes com ética, presteza e profissionalismo, mantendo-se atualizado sobre as novidades da Radiologia.

Pioneiro em sua profissão aqui no Agreste, fez da Radiologia sua razão de Vida. Foi membro da Sociedade de Radiologia de Pernambuco e membro titular do Colégio Brasileiro de Radiologia

Publicada em 09/03/2024

Contato

Avenida Visconde De Suassuna, 923
Edifício Bosque de Versailles - Sala 105
Santo Amaro - Recife, PE
CEP: 50050-540

(81) 98188-9354

contato@srpe.org.br
srpe.sociedade@gmail.com

Nos envie uma mensagem que responderemos o mais breve possível